julho/2022
Se houve benefícios com a pandemia de Covid por que passamos, seguramente um dos mais importantes foi o aprendizado, a incorporação pela maioria das pessoas, do autocontrole como forma de prevenção, manutenção e melhoria contínua de nossas vidas. Embora houvesse muitas orientações por parte das autoridades sanitárias coube à população em geral praticar comportamentos prevencionistas. Comportamentos capazes de garantir a saúde no futuro. Na maioria das vezes de forma atabalhoada, e meio sem saber com certeza, praticamos comportamentos que resultaram na redução e controle mais efetivo dos fatores causadores da pandemia.
Porém podemos fazer mais.
Todos nós, seres humanos, possuímos forças naturais que nos possibilitam alcançar patamares elevados de realizações e felicidade ao longo de nossa vida, basta utilizar todas elas em sua plenitude!
- Possuímos um sistema sensitivo formado por nossos ouvidos, nariz, pele, língua e olhos para captar todo tipo de informação existente no ambiente em que vivemos, e uma rede de terminais neurológicos que nos possibilita captar tudo que se passa dentro de nosso próprio corpo.
Embora a todo momento estejamos recebendo uma enxurrada de informações temos o poder, e a capacidade, de buscar propositalmente e prioritariamente aquelas que mais nos interessam para melhorar nossos conhecimentos. Não somente escolher as que nos interessam, mas buscar informações úteis!
- Possuímos um cérebro que nos possibilita raciocinar. Juntar informações novas com memórias, nossos conhecimentos, regras, valores e experiências passadas para criar uma ideia, uma imagem nova! Ideia e imagem que provoca nossas emoções empurrando para uma ação futura.
- Temos um sistema emocional que identifica informações do ambiente e raciocínios provocando uma reação prazerosa ou penosa que determina um caminho futuro, nossos desejos.
- Fruto da conexão entre nossos raciocínios e emoções desenvolvemos desejos. Vontade de conseguir alguma situação que melhore nossas vidas. Esses desejos são nossos motivadores. O que nos empurram para praticar comportamentos identificados pelo nosso raciocínio como ações capazes de produzir tais realizações.
- Agimos continuamente. Não há paradas. Sempre estamos praticando algum comportamento empurrado pelos nossos desejos e provocando consequência, resultados. Todos os nossos comportamentos provocam consequências. Não há comportamento inconsequente. Construindo, dessa forma, um futuro novo a cada segundo.
- Por último… Possuímos um mecanismo poderosíssimo de autocontrole. Como somos capazes de captar tudo que se passa a nossa volta, captamos todas as consequências de nossos próprios comportamentos. Tão imediatamente e/ou muito tempo após seu acontecimento. Cada ação que executamos provoca consequências no ambiente em que vivemos e temos a capacidade de captar todas elas.
Essas informações nos permitem raciocinar, analisar e concluir até que ponto essas consequências são aquelas que desejamos em nossa busca por uma vida melhor, ou não, provocando emoções agradáveis ou desagradáveis e criando desejos de ir à frende, ou de alterar radicalmente nossa conduta futura em busca de novas realizações mais contributivas com nossos desejos.
Todas essas forças estão funcionando o tempo todo, ao mesmo tempo e conectadas, determinando nossa forma de conduta, nossas realizações e emoções. Construintexto-justificadodo o que gosto de chamar nosso “estilo de vida”!
Nesse exato momento, você que está lendo esse texto, está raciocinando, se emocionando e criando desejos sobre o que fazer no futuro. Esse “mecanismo” sistêmico e integrado possui um elemento chave, nossa cognição, memória e raciocínio, que dirige nossas vidas. Quanto mais utilizamos nosso raciocínio em busca de informações novas, e quanto mais analisamos as consequências de nossos atos, melhores serão nossas realizações contributivas com nossos desejos, e maiores nossas probabilidades de sensações de felicidade no futuro.
Criamos o futuro que desejamos a cada segundo!
Pense nisso!
LAUTER F. FERREIRA
AYRES & FERREIRA LTDA.
Psicólogo – CRP-06/09138-0
Autor dos livros “Construindo Equipes de Alta Performance”,
“Alta Performance: Sete Forças Sob Sua Pele”.
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br