O Novo Gestor

O que toda pessoa precisa saber ao assumir uma posição de liderança

Justificativa:

Passada a euforia dos primeiros dias pós-promoção, cheios de cumprimentos, comemorações e badalações, muitas pessoas recém-promovidas ao seu primeiro cargo de chefia sentem um enorme vazio dentro do peito. Uma forte angustia acompanhada de um questionamento inevitável. “E agora?” Eu sou o “chefe!”. “O que eu tenho de fazer?”

O profissional recém-promovido se vê diante de uma situação inusitada! Está saindo de um trabalho operacional, no qual tinha absoluto domínio, e havia conseguido muito sucesso, para assumir um trabalho do qual tem apenas uma vaga ideia do que seja, e não sabe nem por onde começar.

Até aqui, como funcionário operacional, ele fazia seu trabalho e frequentava as rodinhas de café, nas quais reclamava de seu salário, das condições de trabalho e até de mesmo de seu chefe. Agora ele é o chefe! Seus colegas viraram “subordinados”.

O que fazer para manter o mesmo padrão de sucesso?

Muitos não conseguem, sucumbem ao dia a dia e se tornam péssimos líderes!

Objetivos/ benefícios:

Este workshop foi montado para responder essa questão!

Modificar os comportamentos de profissionais recém-promovidos. Eliminando os comportamentos operacionais, agora desnecessários, e acrescentando os comportamentos de gestores de pessoas, agora vitais.

Transformar funcionários operacionais em lideres. Pessoas que conseguem transformar seu sucesso individual, conseguido enquanto profissional operacional, em sucesso de toda a equipe, agora como líder!

A quem se destina:

Todas as pessoas recém-promovidas ao seu primeiro cargo de gestão: Encarregados de primeira linha de produção, Supervisores de vendas, Supervisores de telemarketing, etc.

Roteiro:
  •  Pré-projeto;
    • Agora você é o chefe. O que mudou?
  • Adaptações comportamentais necessárias ao assumir uma posição de liderança;
    • As diferenças entre a posição de líder e de seguidor;
    • Esclarecendo sua missão como líder em um grupo;
    • Características do líder que faz a diferença no resultado da equipe;
    • Novos comportamentos em relação à seu ambiente de relacionamentos.
  • Influenciando pessoas;
    • O comportamento humano;
    • Influência recíproca;
    • As sete forças do ser humano;
    • A espiral de liderança;
  • Definindo expectativas de performance;
    • O que se espera dessa equipe.
    • Montando a identidade do grupo;
    • Planejando a busca por resultados;
  • Comunicando-se e negociando com eficiência;
  • Acompanhando seguidores – garantia de sucesso;
  • Avaliando periodicamente – elevando o patamar;
  • Reconhecendo talentos – evidenciando talentos;
  • Criando um ambiente de aprendizagem contínua.
Participantes, duração, local e datas:

 Por se tratar de um workshop que busca a efetiva modificação do comportamento por meio de simulados e praticas em situações reais, cada grupo não poderá ter mais do que 10 participantes.

Este workshop será realizado por meio de 8 reuniões semanais com 4 horas de duração, completando 32 horas, em local e datas a serem definidas entre o facilitados, os participantes e os organizadores.

Facilitador:

Lauter Fontana Ferreira – Psicólogo, Pós-graduado em Adm. de Recursos Humanos pela Faculdade Santana São Paulo, especialização em Adm. de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Reflexive Leadership pela Minnesota University e em Organização e Métodos pela Fundação Armando Alvarez Penteado. Com 23 anos de experiência em tecnologia do desempenho humano aplicada em organizações. Foi Diretor de Processos Organizacionais e Ensino da Michigan Franquias de Idiomas, Supervisor de Treinamento e Assessor de Desenvolvimento Organizacional, na 3M e Gargill. Com serviços prestados em empresas como 3M, Votorantim Metais, Valeo, Bic, Caixa Econômica Federal, Santa Cruz Distribuidora, entre outras. Professor de RH no curso de Extensão em Gestão de Negócios no Varejo da UNICAMP.

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