Business Arena

Justificativa:

O Business Arena é uma simulação da atuação de uma empresa no mercado, abrangendo diversas áreas: Marketing, Finanças, RH, Administração, Vendas, Contabilidade, etc. Neste treinamento o sucesso, ou o fracasso, da empresa depende da melhor análise das variáveis do mercado, das melhores decisões tomadas pelos participantes e da prática efetiva das habilidades de gestão.

Criado para desenvolver atitudes de alta performance, o Business Arena é um excelente instrumento de capacitação para profissionais que desejam adquirir e aperfeiçoar habilidades estratégicas e visão empresarial, pois é baseado em experiências reais, proporcionando envolvimento social, emocional e profissional.

Objetivos/ benefícios:

Praticar todas as funções que compõem o conjunto de atividades de uma organização; Planejamento e Gestão estratégica, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Administração, Comercial, Contábil.

Exercitar atitudes básicas como Liderança, Trabalho em equipe, Comunicação, Dedicação, Coragem, Paciência e outras habilidades, fundamentais para o sucesso pessoal e organizacional.

Atuar diariamente com visão sistêmica. Como a participação de cada pessoa se entrelaça com as outras e faz a diferença no resultado final de uma organização.

A quem se destina:

Todas as pessoas que precisam entender como funciona uma organização, como seu trabalho se encaixa nesse conjunto de atividades e a importância de uma atuação em alta performance, principalmente diretores, gerentes e supervisores.

Roteiro:

O simulado se desenvolve em 5 etapas:

  • Preparação: Reunião com a liderança da empresa para definir como será realizado o simulado e que habilidades deverão ser mais enfatizadas a partir das características operacionais desejadas para a organização.
  • Vivência: Nessa etapa os participantes tomarão contato com o cenário específico do simulado. Com essas informações deverão preparar seu plano estratégico e coloca-lo em prática no decorrer do exercício simulado, seja em ambiente fechado ou no Hopi Hari. É a etapa de prática propriamente dita.
  • Processamento: Encerrado o exercício prático será o momento de realizar um grande debate com o objetivo de expressar pensamentos, sentimentos e emoções e avaliar o processo de trabalho em grupo.
  • Generalização: Tendo compreendido a importância de todas as habilidades para o sucesso pessoal e da empresa é o momento de comparar o simulado com a realidade empresarial, e definir o que precisa ser melhorado na realidade em que se vive. É o momento de se falar sobre as estratégias e objetivos da empresa, realidades do mercado em que atua, dificuldades, forças, visão etc. Essa etapa é conduzida por um executivo da empresa assessorado pelos facilitadores.
  • Aplicação: Como uma consequência direta do debate anterior é o momento de planejar novos rumos. O grupo deixa o simulado com um plano coerente onde cada participante assume sua parcela de responsabilidade no que deverá executar para a concretização de sua realidade futura.

 

Participantes, duração, local e datas:

Este evento pode ser realizado em ambiente fechado ou nas dependências do Hopi-Hari em Vinhedo – SP e será realizado em duas etapas:

  • A primeira com 4 horas de duração, na tarde do dia anterior à próxima etapa, em local a ser definido pela empresa. Nessa etapa será divulgado o cenário de negócios, e será montado o plano estratégico de cada empresa-equipe.
  • A segunda com duração aproximada de 8 horas. Nesta etapa os participantes cumprirão as tarefas restantes do roteiro.
  • Este evento está programado para ser praticado com grupos de até 200 pessoas

 

Facilitador:

Lauter Fontana Ferreira – Psicólogo, Pós-graduado em Adm. de Recursos Humanos pela Faculdade Santana São Paulo, especialização em Adm. de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Reflexive Leadership pela Minnesota University e em Organização e Métodos pela Fundação Armando Alvarez Penteado. Com 23 anos de experiência em tecnologia do desempenho humano aplicada em organizações. Foi Diretor de Processos Organizacionais e Ensino da Michigan Franquias de Idiomas, Supervisor de Treinamento e Assessor de Desenvolvimento Organizacional, na 3M e Gargill. Com serviços prestados em empresas como 3M, Votorantim Metais, Valeo, Bic, Caixa Econômica Federal, Santa Cruz Distribuidora, entre outras. Professor de RH no curso de Extensão em Gestão de Negócios no Varejo da UNICAMP.

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