Melhor do que Prever é Realizar

Campinas, 26 de novembro de 2008

Peter Drucker, um dos maiores cientistas da atualidade na área de gestão de organizações tem uma frase muito interessante para esses nossos dias: “Melhor do que prever o futuro é realizá-lo”. E essa afirmação se sustenta de forma inquestionável nos dias de hoje quando se observa o cenário atual da organização social mundial que está a nossa frente. Se vivemos uma crise financeira com fortes reflexos na atividade produtiva das organizações, e na vida de cada indivíduo dessa sociedade, é porque seres humanos praticaram determinados tipos de comportamentos que, ao longo do tempo, realizaram essa conseqüência. Esse cenário não é obra do acaso, é resultado de decisões, práticas e procedimentos reais.

A continuidade também é verdadeira; as decisões, as práticas e os procedimentos que estão sendo executados nesse momento, no momento seguinte, e no outro, e no outro, …e assim por diante, terão seus resultados no futuro. Como dizia Heráclito, “Tudo flui, nada está parado”. Às vezes esses reflexos acontecem em um futuro imediato, às vezes eles demoram mais tempo, mas acontecem. Todos os nossos comportamentos provocam conseqüência. Elas podem demorar, mas virão!

Peter Drucker tem razão, é mais humano e inteligente praticar hoje procedimentos cientificamente pensados, claramente elaborados e tecnologicamente eficazes e desenhar o futuro com as próprias mãos. Isso se aplica para a sociedade mundial como um todo, para uma organização de qualquer tipo, para uma pequena equipe de trabalho bem como para cada um de nós individualmente.

É uma característica humana perceber o ambiente em que vive constantemente, raciocinar em busca de situações melhores para sua vida, decidir o que fazer para isso e praticar esses comportamentos realizando seus desejos. Dessa forma, construir um futuro agradável é uma atividade humana, dirigida e realizada de propósito. Não há motivos para acreditar que alguém, ou alguma equipe ou organização, atinge altos patamares de sucesso por “sorte”. O sucesso, ou fracasso, é conseqüência de um conjunto de atividades, às vezes muito sutis, que foram pensadas e realizadas de propósito. Como acertar então? Como descobrir que ações podem levar a um sucesso maior do que outras?

Não há milagres! É preciso praticar as características humanas! Só isso. Para ajudar segue um roteiro prático.

Encontre seu propósito de vida, sua missão. A pergunta é para que eu sirvo, para que serve essa equipe, essa organização. Qual é o benefício que proporcionamos para a sociedade a nossa volta?

Investigue e capte as ocorrências relacionadas a sua missão no meio ambiente. Que fatores estão acontecendo, ou devem acontecer, que podem facilitar ou prejudicar a realização de sua missão?

Faça uma reflexão corajosa sobre seus conhecimentos e práticas atuais. O que você, e outras pessoas de sua equipe, conhecem e estão praticando nesse momento podem levar à realização de sua missão com alta probabilidade de sucesso? O que precisa ser interrompido e o que de novo precisa ser praticado?

Como você está medindo sua performance? Que indicadores você possui que informam se as praticas estão ou não produzindo as conseqüências que você acredita serem compatíveis com a missão definida?

Faça uma análise cotidiana sobre sua performance, e de sua equipe, para fazer alterações de praticas no momento em que isso for necessário. Não deixe para o final do ano para perceber que algo saiu errado. Você pode mudar seus comportamentos, e os comportamentos das pessoas de sua equipe todos os dias, a todo o momento.

Pratique esses comportamentos naturais com inteligência e coragem. Incentive a equipe e organização que você dirige a fazer o mesmo. Você verá como seu sucesso acontece a cada dia pelas suas próprias mãos.

Lauter F. Ferreira
Psicólogo CRP-06/09138-0
Autor dos livros: “Construindo Equipes de Alta Performance” e
                               “Alta Performance – Sete Forças Sob sua Pele”

Ayres & Ferreira Ltda.
A Ciência do Comportamento Aplicada – Pessoas e Organizações
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br