Feedback: Nossa garantia de um futuro melhor!

Texto pertencente ao material didático utilizado no Workshop “Autocontrole: Para uma vida realizadora e feliz.”

fevereiro/2023

Talvez esse seja o elemento mais importante na formação de seu padrão de comportamento, ou personalidade, como alguns gostam de chamar. Padrão esse que conduz você na busca por altos patamares de performance.

Em sua origem, a palavra “feedback” refere-se a um processo natural no qual as consequências ou resultados de um evento ou fenômeno, influenciarão a ocorrência desse mesmo evento e suas consequências no futuro. A palavra foi utilizada pela primeira vez, em 1932, por Walter Bradford Cannons, pesquisador da área de biologia, ao descrever o fenômeno da homeostase: A capacidade de um sistema biológico de regular o seu ambiente interno, para manter uma condição estável de equilíbrio, por meio de múltiplos ajustes dinâmicos e trocas com o meio externo, mantendo assim sua existência. Quando o ambiente interno das células de nosso organismo, devido a sua própria atividade, queima os nutrientes produzindo toxinas, ocorre um desequilíbrio que expele essas toxinas para a corrente sanguínea, abrindo espaço e provocando a pressão necessária para a absorção de novos nutrientes, também da corrente sanguínea. Esta atividade de expelir as toxinas e absorver novos nutrientes, realimentando a célula e garantindo seu funcionamento futuro, foi denominada “feedback” ou retroalimentação, ou ainda auto realimentação. A atividade da célula para se realimentar, reequilibrar seu ambiente interno e continuar funcionando é considerada a principal atividade para manutenção da vida. Sem esse mecanismo, a vida não seria possível.

O mecanismo do feedback não é uma invenção de nenhum guru, mas uma característica natural da vida biológica, descoberta por cientistas e amplamente reconhecida e utilizada em diversas áreas do conhecimento. Portanto, um fenômeno que ocorre de forma natural para manutenção de um sistema como um todo, ao longo do tempo.

Até mesmo em uma área como a mecânica esse mecanismo tem sido utilizado. No tanque de combustível do seu automóvel há um instrumento que identifica quando a quantidade de combustível chega perto do final. Esse instrumento envia um sinal elétrico, que acende uma pequena luz no painel, alertando você de que será necessário colocar mais combustível se quiser continuar rodando. Então você, entra no primeiro posto de combustível e compra a quantidade que desejar, realimentando, assim, o veículo, e garantindo a chegada a seu destino.

Em termos de comportamento humano também é assim. Toda vez que praticamos algum comportamento, na busca pela realização de nossos desejos, produzimos consequências a nós mesmos e ao ambiente a nossa volta. A captação dessas consequências, por meio de nossos mecanismos de sensação, realimenta nossos raciocínios e nossas emoções, criando desejos novos, que nos empurrarão para a manutenção de certos comportamentos, para o abandono de outros e para a prática de novas formas de conduta, formando uma espiral interminável de modificações comportamentais contínuas, por meio da qual nos relacionamos com o ambiente a nossa volta, hora nos adaptando a ele, hora modificando suas características. De qualquer forma, realimentamos continuamente nossa forma de conduta na busca por um estado de vida com realizações e sentimentos mais agradáveis.

Aprendemos, incorporamos novas formas de conduta a todo instante!

Feedback

Ao longo de nossa vida, desde o nosso nascimento, esse processo vai construindo nossas crenças, valores, experiências e o padrão de conduta que demonstramos hoje. E ele não para. A cada minuto, novas ações estão produzindo novas consequências, que estão produzindo novos feedbacks, que estão modificando esse mesmo padrão. Nunca somos a mesma pessoa. A cada instante estamos modificando uma pequena ação e suas consequências.

Como afirmava Heráclito “não entramos no mesmo rio duas vezes”!

Comportamentalmente explicando, o feedback é a sensação, a captação por uma pessoa das consequências de seus próprios comportamentos, que provocam modificações em seu raciocínio, emoções e desejos, alterando a forma de conduta futura dessa pessoa e gerando novas consequências, formando assim uma espiral de modificações contínuas em todo o sistema humano, sempre em busca de um estado de vida mais satisfatório no futuro.

Por isso nunca somos os mesmos. A cada minuto, somos diferentes do minuto anterior.

Esta captação poderá ocorrer de imediato, logo após a execução de determinado comportamento. Como quando você fala algo e ouve sua própria voz, ou percebe as reações das pessoas à sua volta logo em seguida, ou esta percepção poderá ocorrer depois de longos períodos. Por exemplo, quando você recebe seu comprovante de pagamentos no final de um mês de trabalho e percebe o volume em dinheiro que recebeu como comissão pelos seus comportamentos de vendas realizados durante aquele mês.

Você já deve ter observado que o feedback é um processo que ocorre naturalmente após cada comportamento, ou seja, a sensação das consequências de seus comportamentos pode ocorrer por sua própria iniciativa ou por iniciativa de outras pessoas em seu dia a dia natural. Você capta o que escreveu em um texto e se sente feliz, bem como outras pessoas lhe fazem um comentário sobre o que escreveu e você se sente igualmente feliz. De qualquer forma, quer ocorram por sua própria iniciativa ou por iniciativa do ambiente à sua volta, cada consequência de cada comportamento que você executa é captada por você e altera suas convicções racionais e seu estado emocional, provocando o desejo e a prática de novos comportamentos no futuro. Futuro que pode ser o próximo momento, minuto, dia, mês etc.

Há duas categorias de feedback ocorrendo ao longo de nossa vida.

Feedback de Reforço:

É a sensação, a captação, de informações que demonstram, para uma pessoa, que determinado comportamento, ou conjunto de comportamentos praticados, produziu uma consequência, ou um conjunto de consequências, contributivas com seus desejos e, por isso, provocam emoções agradáveis.

Por demonstrarem que suas realizações desejadas estão realmente acontecendo e, com isso, provocando sentimentos agradáveis, essa categoria de feedback aumenta nas pessoas o desejo de continuar praticando esse padrão de comportamento e incentiva seu raciocínio na busca por melhorá-lo ainda mais. Por isso, chamo essa categoria de feedback de reforço. Essas percepções aumentam a força de determinado padrão de comportamento, incentivando e motivando a pessoa a continuar praticando-o, ou melhorá-lo e, com isso, melhorar ainda mais suas realizações futuras, criando uma espiral de realizações cada vez melhores e emoções agradáveis. Essa pessoa aprende, ou seja, incorpora em seu padrão de comportamento essa categoria de atitudes, passando a praticá-las continuamente.

Proporcionando emoções agradáveis, o feedback de reforço tem o efeito biológico de provocar um equilíbrio no sistema parassimpático, fazendo com que a pessoa mantenha sob controle seu sistema hormonal, com baixo nível de emissão dos hormônios característicos do stress, como a adrenalina e a cortisona, o que lhe permite trabalhar utilizando mais o raciocínio e mantendo um estado emocional de tranquilidade.

Um exemplo dessa categoria de feedback ocorre quando um empregado recebe uma instrução de manter o peso de um determinado tipo de embalagem em 900 gramas, com uma variação aceitável de 5 gramas para mais ou para menos. Ele então regula o dosador de massa e passa a verificar e refazer essa regulagem de tempos em tempos durante o dia, conseguindo uma produção de 98% de embalagens dentro do peso desejado no final do dia. Percebendo que realizou seu desejo com a sensação de tranquilidade, passa a praticar o mesmo ajuste todos os dias. A partir de suas percepções diárias sobre o funcionamento da máquina e suas conversas com técnicos e encarregados, ele identifica outras variáveis que podem melhorar ainda mais seu resultado no futuro.

Feedback de Redirecionamento:

De forma oposta, o feedback de redirecionamento é a sensação, a captação de informações que demonstram para uma pessoa que determinado comportamento ou conjunto de comportamentos, quando praticados, produzem uma consequência ou um conjunto de consequências, diferentes ou até prejudiciais aos seus desejos, provocando emoções desagradáveis.

Essa sensação de consequências prejudiciais e as emoções desagradáveis a elas associadas forçam a pessoa a repensar suas atitudes, provocando a busca por comportamentos diferentes daqueles que provocaram tais emoções. Por isso chamo esse tipo de feedback de redirecionamento. Ele força a pessoa a parar de praticar determinado padrão de conduta, raciocinar e buscar a prática de outro padrão mais contributivo com seus desejos no lugar do anterior, redirecionando sua conduta e suas consequências futuras.

As emoções desagradáveis que o feedback de redirecionamento provoca são repletas de hormônios que levam ao stress, como a adrenalina, cortisona etc., o que, em grandes quantidades, podem levar uma pessoa a adquirir doenças graves, como úlcera estomacal, cardiopatias e depressão, entre outras. Se essa pessoa passar muito tempo em um ambiente repleto de situações desagradáveis ela poderá desenvolver todas essas doenças. Por isso, quando um conjunto de comportamentos provoca emoções desagradáveis, é necessário que essa pessoa busque informações novas, raciocine e mude rapidamente sua forma de conduta. Voltando ao nível mais equilibrado de emissões hormonais e tranquilidade emocional.

Em sua essência, essa categoria de feedback é a que realmente provoca modificações de comportamento mais radicais e um aprendizado mais significativo, já que provoca a troca de um padrão de comportamento por outro, às vezes diametralmente oposto, e requer um esforço emocional muito maior de nossa parte para realizar essa troca.

Um exemplo desse tipo de feedback ocorre quando um vendedor começa a utilizar o procedimento de falar de futebol ao iniciar suas visitas de vendas, e percebe no final do mês que suas vendas caíram. Sente-se frustrado, mas busca uma nova forma de conduta, conversando com outros colegas e com seu supervisor. Passa então a iniciar suas visitas deixando que o próprio cliente escolha o assunto inicial, melhorando sua performance e conseguindo um padrão emocional mais reforçador, mais motivador.

Como você já deve ter notado, as duas categorias de feedback são igualmente importantes. Enquanto o feedback de redirecionamento nos mostra que determinado conjunto de comportamentos produz consequências prejudiciais e desagradáveis, forçando-nos a buscar um novo padrão de conduta, o feedback de reforço demonstra que estamos no caminho desejado e nos proporciona tranquilidade para seguir em frente e buscar procedimentos mais inovadores. Gosto de dizer que as duas categorias de feedback fazem parte de um mesmo sistema de equilíbrio comportamental, a homeostase, que conduz a um processo contínuo de aprendizagem e desenvolve habilidades capazes de construir realizações sempre melhores e excepcionais ao longo de nossa vida.

Por isso, o feedback é seu mais importante instrumento de garantia de realizações contributivas e felicidades no futuro. Ele, literalmente, proporciona a você a capacidade de perceber imediatamente comportamentos prejudiciais e trocá-los rapidamente por comportamentos mais contributivos, mantendo você na direção das realizações que deseja.

O grande diferencial aqui é utilizar o mecanismo do feedback de forma intencional e inteligente. Ora, se esse mecanismo é natural, ou seja, ocorre após cada comportamento que você executa, é inevitável e define seu padrão de performance futuro, porque deixar que ele ocorra aleatoriamente, sem prestar muita atenção, como a maioria das pessoas fazem? Por que deixar que seus comportamentos sejam manipulados pelo ambiente ao longo do tempo sem muito autocontrole?

Desse momento em diante passe a comandar o desenvolvimento de seu padrão de conduta e de suas realizações, aperfeiçoando a captação das consequências de seus próprios comportamentos, buscando formas de agir mais contributivas com os desejos que você tem e construindo seu próprio futuro. Observe, por si mesmo, a reação das pessoas e do cenário físico após a execução de suas atitudes, sinta as emoções que elas provocam e busque, pelo raciocínio e pela captação de novos conhecimentos, formas de se comportar que possam gerar resultados mais agradáveis.

Depois de conversar sobre algum assunto com outra pessoa, tendo ouvido e visto as reações desta, interrompa suas atividades corriqueiras e raciocine sobre o que você captou com esse relacionamento. Analise se ela passou a se comportar de forma contributiva ou prejudicial em relação ao que você falou. Perceba as emoções que ela sentiu. Você conseguirá identificar até que ponto o que você falou produziu as reações contributivas que desejava, ou prejudiciais que não desejava, na outra pessoa, e poderá definir que comportamentos deverá praticar com essa mesma pessoa no futuro para conseguir um comportamento mais colaborativo. Futuro esse que poderá ser daqui a breves minutos.

Tanto na ciência da biologia geral quanto na ciência do comportamento humano, especificamente, o mecanismo do feedback é o instrumento mais importante para manutenção da vida e produção de melhorias futuras.

 O feedback é seu principal mecanismo de autocontrole, sua garantia de um futuro sempre melhor!

LAUTER F. FERREIRA
AYRES & FERREIRA LTDA.
Psicólogo – CRP-06/09138-0
Autor dos livros “Construindo Equipes de Alta Performance”,
“Alta Performance: Sete Forças Sob Sua Pele”.
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br