Desafio 2019!

Março/2019

É pensamento comum entre a maioria dos gestores de organizações, de todas as categorias e tamanhos, que 2019 é o ano que marca o inicio de uma nova era na sociedade brasileira. Tanto no que se refere à vida em comunidade, quanto no que se refere à dinâmica de desenvolvimento empresarial em sua missão de ofertar produtos e serviços que essa sociedade possa pagar, mantendo-se no mercado de forma autossustentável. Sinalizando como o início de um período muito promissor. Porém o cenário atual que vemos na realidade da gestão das organizações é bem diferente do cenário que grande parte da população, governantes e gestores organizacionais desejam, e que precisa ser construído para esse modelo de sociedade e economia que se aproxima.

Considerando esse cenário geral, considero de fundamental importância algumas modificações urgentes no padrão comportamental de gestores em busca de uma garantia de sobrevivência e crescimento das organizações que lideram.

  • Fazer mais com menos.

Parece uma frase repetitiva. Você já deve ter ouvido falar nisso antes. Mas nesse novo cenário onde a população, também chamada de mercado, tem muito pouco dinheiro para gastar e vai comprar de quem oferecer menor preço, ou ela compra produtos de qualidade duvidosa ou a organização que deseja crescer pratica processos robustos e oferece produtos de qualidade a preços possíveis de serem pagos.

  • Filosofia: Liderança e profissionais operacionais são os responsáveis por seus sucessos e fracassos!

Gestores são os responsáveis por conduzir todas as pessoas que fazem parte da organização na utilização de todo seu potencial, buscando a prática de comportamento úteis e contributivos. Não perca tempo e energia culpando mercados, clientes e governos por alguns fracassos. Já está mais do que provado que o grupo organizacional possui conhecimento, inteligência e vontade para garantir seu sucesso. Use-os!

  • Descentralizar para crescer!

Todas as pessoas são diferentes. Não há nenhuma pessoa igual a outra. Assim, cabe à gestão fazer com que cada pessoas utilize ao máximo seus conhecimentos, inteligência e vontade para buscar formas de melhorar processos continuamente. O grande trabalho da liderança é formar pessoas capazes de contribuir genuinamente com a sustentabilidade do grupo a que pertence, e de onde retira seu sustento. Influencie pessoas e descentralize responsabilidades.

  • “O mundo é movimento”.

Parafraseando Heráclito, todo o mundo se transforma o tempo todo, nada está parado. Assim é fundamental buscar e incentivar a busca contínua por novos conhecimentos que reverterão em novas formas de fazer as coisas, e novas coisas a serem feitas minuto a minuto. A natureza é a transformação continua. Sempre que você, ou alguém de sua equipe, pensar que a organização vai bem e que nada precisa ser mudado, você e sua equipe já estarão caminhando para o fracasso, porque o resto do mundo continua se modificando. E você e sua equipe continua se modificando para o fracasso, sem perceber!

  • Auto sustentabilidade.

Prepare-se, e prepare todos na organização que dirige, a se sustentar e crescer com recursos próprios. O governo já forneceu sinais de que não haverá dinheiro, muito menos barato, para financiar organizações privadas. Os bancos privados por seu turno, também tem demonstrado sua intenção em manter juros altos. Assim, prepare todos os profissionais de sua organização para a prática de comportamentos que consigam resultados desejados utilizando os recursos essencialmente necessários, e buscando receitas compensatórias.  Permitindo o autofinanciamento da manutenção e crescimento de todos. Depender de recursos de terceiro será um enorme risco!

  • Foco no cliente!

Essa frase é muito velha. Tenho certeza que você já ouviu isso diversas vezes, mas acho bom relembrar. Quem paga todas as contas e o lucro das empresas é, e sempre será, o cliente. Assim, o trabalho mais importante a ser feito pela gestão é identificar muito claramente quem é esse sujeito. Depois espalhar essa figura a todas as pessoas que compõem a organização e fazer com que cada uma delas se coloquem no lugar desse sujeito em todos os momentos de seu trabalho. Sempre se perguntando: Se eu fosse o cliente dessa organização, será que eu aprovaria esse trabalho e o resultado que ele vai me proporcionar?

Acho que por hora isso basta.

Uma coisa é certa, a sociedade, os mercados serão muito mais seletivos, novas empresas com novas ideias surgirão, preços serão muito mais controlados pelos mercados, novos conhecimento e tecnologia surgirão todos os dias e novos clientes surgirão ao redor no mundo.

Todos os gestores que realmente desejarem sobreviver e crescer terão de fazer modificações radicais em sua forma de conduta. Influenciando, obrigatoriamente a forma de conduta das pessoas que fazem parte de sua equipe, seus fornecedores e seus clientes.

É hora de acordar para uma forma mais autônoma de gestão e liderança!

Lauter F. Ferreira
Psicólogo CRP-06/09138-0
Autor do livro: “Construindo Equipes de Alta Performance”
Ayres & Ferreira Ltda.
A Ciência do Comportamento Aplicada – Pessoas e Organizações
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br