Causa e Solução

Janeiro/2010

 

Todos nos deparamos com situações prejudiciais a nossa vida em qualquer de seus aspectos, pessoal, profissional ou social, no contínuo de nosso dia. Situações que denominamos “problemas”.

Diante dessas situações, nossas reações emocionais ficam aceleradas inibindo nossa melhor atividade racional e fazendo com que nossos conhecimentos e experiências acumuladas sejam pouco utilizados para a solução dessa questão. Agimos de modo afoito, e às vezes até descuidado, procurando solucionar esse problema e fugir dessa situação o mais rápido possível. Percebendo, mais tarde, que embora aquela situação tivesse sido solucionada naquele momento, ela volta de outra forma.

Percebemos mais tarde que deixamos algo para traz, algo melhor poderia ser feito. Tornamos o nosso futuro mais complicado, e colocamos a culpa em outros fatores como falta de recursos, pressão do tempo, pressão do chefe, ou do cliente, etc.

O fato real é que as causas de um problema estão relacionadas com o passado, mas as ações para sua solução estão relacionadas com o futuro.

Embora procuremos no passado os fatores causadores de determinado problema, tudo o que for feito para sua solução estará relacionado com o futuro dessa situação. Qualquer que seja o conjunto de decisões e ações idealizado ele estará determinando o cenário futuro relacionado a essa questão. Assim, cada questão que enfrentamos em nosso cotidiano é uma oportunidade de construir um futuro mais promissor, ou mais dispendioso, relacionado àquela questão. Os chamados problemas cotidianos são nossa ligação do passado com o futuro.

Olhando dessa forma se queremos ter um cenário futuro equilibrado e promissor é necessário trabalhar com tranqüilidade e sabedoria agora!

Você pode ter definido um cenário futuro com objetivos estratégicos a serem alcançado no final de um determinado período, mas são seus raciocínios, decisões e ações praticadas agora que estão definindo até que ponto esse cenário e seus objetivos serão alcançados ou não. Toda sua experiência e conhecimento são utilizados no momento presente, em cada situação cotidiana com as quais você se defronta! Nesse curto espaço de tempo chamado “presente” é que você precisa utilizar de todo seu potencial.

  • Em primeiro lugar mantenha a clama! Como dizia meu avô, conte até dez antes de sair por aí correndo e esbaforido. Respire fundo, olhe a sua volta. Mantenha seu cérebro oxigenado, sem as toxinas inibidoras do raciocínio.
  • Identifique todos os fatos relacionados com essa questão. Olhe a situação. Faça perguntas a todos os envolvidos e descubra as informações por completo. Ouça com atenção quando os outros estiverem falando. Essas informações que penetram no seu cérebro se juntarão com seus conhecimentos e experiências anteriores para lhe proporcionar uma seqüência de raciocínios.
  • Deixe seu cérebro funcionar! Associe todas as informações vindas do ambiente com sua sabedoria, debata com outros profissionais a sua volta e gere possíveis soluções considerando os resultados que elas proporcionarão em relação a sua estratégia de futuro. A pergunta é: Até que ponto essa solução garante o cenário futuro que eu quero?
  • Crie um conjunto de indicadores, mensurações, que possam lhe mostrar os efeitos dessa solução no cenário que você deseja construir.
  • Antes de sair executando, ou mandando outros executarem, teste a (ou as) solução mais adequada. Junte os profissionais a sua volta a faça um pequeno ensaio imaginário, tentando “ver” todo o processo funcionando.
  • Agora sim. Se você tem certeza que essas ações irão construir uma solução definitiva que construirá um futuro promissor execute e oriente outros profissionais em sua execução.
  • Não se esqueça de observar continuamente e avaliar até que ponto aquela solução está mesmo garantindo os resultados que você planejou. Para isso utilize os indicadores que você construiu.

Complicado? Demorado? Pode até ser, mas com toda certeza garantia de estabilidade, crescimento contínuo e prosperidade no futuro. É assim que trabalham, e ensinam seus seguidores a trabalhar, as pessoas que dirigem empresas de sucesso no mundo todo!

Tente você também! Se desejar, enquanto pratica, entre em contato comigo para debater suas dificuldades.

 

Lauter F. Ferreira
Ayres & Ferreira Ltda.
Melhorando a Performance Humana
lauterferreira@ayreseferreira.com.br