Autocontrole

Outubro/2022

Depois de um café da manhã farto e delicioso você sai a caminho de uma reunião com um de seus principais clientes.

Caminha tranquilamente pela calçada em direção ao estacionamento onde seu carro está estacionado. Entra, deposita sua pasta de trabalho no banco do carona, coloca a chave na ignição e aciona. Não pega!

– O que será que aconteceu? Até ontem estava funcionando bem!

Seu coração começa a bater mais rápido.

Você tenta novamente… Sem sucesso.

– Vou chegar atrasado. Será que o cliente vai esperar? Por que esse carro não pega? Esse carro já está ficando velho e ruim! Vou empurrar e pegar no tranco.

Seu coração acelera… Sente um aperto na barriga!

Procura alguém por perto para ajudar, mas não há ninguém no momento.

Seu coração acelera ainda mais. Seus músculos dos braços e pernas doem e você começa suar…

De repente se lembra do seguro do veículo e que a seguradora pode providenciar socorro.

Se coração bate mais lentamente, mas ainda acelerado.

– Mas será que eles vêm rapidamente? Quanto tempo vão demorar?

Interrompe por um momento esses pensamentos e raciocina buscando uma forma de sair dessa situação por dois caminhos: Chamar o seguro e ligar para o cliente justificando seu atraso.

Você começa a raciocinar em busca de informações da seguradora.

Alguém na seguradora toma seus dados e garante que o socorro irá atendê-lo em trinta minutos. Tempo insuficiente para chegar no cliente.

Ainda sentindo-se acelerado e apressado você telefona e fala com seu cliente, que entende sua situação e agenda sua nova visita para o dia seguinte.

Você então relaxa… Seu coração volta ao normal¸ seus músculos param de doer e o suor desaparece. Você até decide voltar para a padaria e tomar outro café enquanto o socorro não chega!

Contei essa pequena história para demonstrar o que é o autocontrole. Nossa capacidade de utilizar plenamente todas as forças naturais que estão sob nossa pele, equilibrando nossa conduta cotidiana com as experiências que o ambiente nos oferece e garantindo saúde e performance elevada.

AUTOCONTROLE é utilização plena de nossa capacidade de raciocinar, controlar nossas emoções, criar desejos contributivos, praticar ações que realizam esses desejos com coragem e determinação, produzindo benefícios à comunidade que nos cerca e recebendo os reconhecimentos dessa comunidade!

AUTOCONTROLE proporciona relacionamentos mais verdadeiros, saúde equilibrada e oportunidades de melhorar ainda mais nossa vida frente às experiências que o mundo nos proporciona.

Mas… Nem todas as pessoas desenvolveram plenamente, ao longo de suas vidas, essa habilidade natural, se comportando de forma prejudicial ao ambiente a sua volta e a si mesmas.

Frente a determinadas experiências entram em um estado emocional extremamente intenso, mas, movidas por uma autoimagem muito baixa, reagem de forma passiva, aceitando imposições do ambiente com as quais não concorda, para a quais possui alternativas, mas não se expressa. Ou, por outro lado, reagem de forma violenta, tentando impor suas ideias e desejos, prejudicando as pessoas a sua volta, criando resistência e isolamento para si mesmo.

Não precisa ser assim!

A habilidade de autocontrolar nossas emoções e comportamentos é aprendida ao longo da nossa vida e, se nesse momento ela está muito inapropriada e prejudicial, ela pode ser revista e reaprendida por meio do mesmo processo de modificação comportamental que a tornou prejudicial.

A partir desse momento qualquer pessoa pode reaprender e restabelecer o equilíbrio de suas forças naturais, fazendo melhor uso de suas emoções e comportamentos em busca de uma vida mais produtivas e feliz.

Nossos padrões de comportamentos nunca estão acabados, sempre estão em processo de modificação.

Relembrando Heráclito… “O mundo é movimento. Nada está parado”!

LAUTER F. FERREIRA
AYRES & FERREIRA LTDA.
Psicólogo – CRP-06/09138-0
Autor dos livros “Construindo Equipes de Alta Performance”,
“Alta Performance: Sete Forças Sob Sua Pele”.
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br