Transformação e perenidade.
16.10.25
Cultura é uma palavra que possui vários significados complexos conforme sua aplicação. Na agricultura falamos em “cultura do café”, que compreende atividades desde a pesquisa sobre grãos, solo, fertilizantes, defensivos etc., passando pela forma de plantio, colheita, ensaque, transporte etc., e terminado com a venda e distribuição a revendedores e consumidores finais.
Na biologia falamos em cultura bacteriana, por exemplo. O técnico deposita uma pequena amostra de cabelo em uma placa coberta com um material nutritivo para as bactérias e acompanha sua multiplicação ao longo do tempo, retira uma pequena amostra e analisa em microscópio, definindo o tipo de bactéria, sua constituição e como vive.
Em sociedades, o conceito é ainda mais complexo porque se refere ao conjunto de conhecimentos, crenças, valores, costumes, comportamentos, tradições e realizações que são compartilhados e transmitidos no grupo social. Manifestando-se em praticamente todos os aspectos da vida, como:
- Idioma e formas de comunicação. Por que falamos e pensamos em português?
- Arte (música, pintura, literatura, dança etc.). O samba, genuinamente brasileiro.
- Religião e crenças. Catolicismo; candomblé etc.
- Culinária. Nossa feijoada.
- Modos de vestir e se comportar.
- Leis e organização social. Nossa constituição e legislação diferenciada.
- Tecnologia e objetos materiais (cultura material). Nosso PIX.
- Rituais e festas (cultura imaterial). Nosso carnaval carioca.
O conceito de cultura também é aplicável a todo tipo de organização humana dentro de uma sociedade, seja ela empresarial privada ou governamental, com ou sem fins lucrativos, industrial, comercial ou de serviços: O que chamamos de “cultura Organizacional”
Da mesma forma, a cultura organizacional é um conjunto de conhecimentos, crenças, valores, costumes, comportamentos, tradições que produzem realizações características de determinada organização e a diferencia de outras organizações na sociedade e no mercado.
Mas, a cultura não é estática; ela é extremamente dinâmica, transformando-se ao longo do tempo e influenciando a transformação de outras culturas, por meio de interações e trocas entre diferentes grupos. Dessa forma as pessoas, componentes de uma organização, vão moldando sua maneira de ver e interagir com outras pessoas na organização e o mundo externo.
É preciso compreender que quando falamos em “cultura organizacional” estamos nos referindo a um conjunto de conhecimentos, crenças, regras, valores, costumes, comportamentos e consequências, característico de um grupo de pessoas em contínuo processo de transformação.
Da mesma forma que ocorre em uma sociedade mais ampla, messe processo de transformação cultural organizacional contínua, se destaca a figura de pessoas que, por suas características pessoais, modelam as crenças, regras, valores, costumes, comportamentos e consequências ao longo do tempo. São os chamados líderes. Como afirma E. H. Schein em seu livro “Liderança e Cultura Organizacional” A “Cultura organizacional é criada por líderes”, assim como a cultura social.
Considerando todos esses conhecimentos podemos afirmar que todas as organizações possuem uma cultura própria em constante processo de transformação que a diferencia de todas as outras, portanto está a cada segundo do dia construindo seu próprio futuro. Desenvolvendo regras, processos, atitudes e valores que levam à prática de comportamentos capazes de produzir realizações cada vez mais contributivas com sua missão e visão de futuro ou, meio sem rumo, desenvolvendo regras, processos, atitudes e valores contrários que levam a práticas que provocam sua deterioração silenciosa.
Como afirma Peter Drucker, “As organizações morrem por suicídio, não por assassinato”.
Diante desses fatos, considerando as características do cenário cultural que uma organização possui atualmente, a mais importante contribuição de seus líderes é revisar continuamente as práticas que demonstram para que futuro a organização que dirigem está caminhando, e orientar continuamente os ajustes necessários que possam garantir as realizações desejadas e sua perenidade.
LAUTER F. FERREIRA
AYRES & FERREIRA LTDA.
Psicólogo – CRP-06/09138-0
Autor dos livros “Construindo Equipes de Alta Performance”,
“Alta Performance: Sete Forças Sob Sua Pele”.
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br