Ciência, realizações e felicidade em 2018!

Janeiro/2018

 

Todas as pessoas que trabalham com ciência, seja na pesquisa, seja na aplicação prática de suas descobertas, sabe que na realidade tudo tem uma causa e ao menos um efeito. Isso se aplica também ao nosso comportamento como seres biológicos humanos. Por isso a ciência do comportamento nos proporciona um princípio básico que eu desejo que você se lembre em cada minuto de seu dia:

Todos os nossos comportamentos, desde os mais simples, como uma piscada de olhos, até os mais complexos, como a tomada de uma decisão de montar um negócio próprio, provocam consequências ou resultados, como se costuma falar no meio organizacional.

 

Este fato, este simples fato científico, significa que temos sob nosso controle as consequências, ou resultados que desejamos.

Se desejamos um determinado resultado é preciso praticar comportamentos que os produzem. Utilizando todos os nossos conhecimentos e experiências acumulados, com inteligência e sabedoria, podemos chegar a realizações excepcionais com um alto patamar de certeza e segurança.

Se você deseja um ano melhor em 2018:

– Tenha claro, se possível escreva em uma folha de papel, que realizações você deseja alcançar em todas as situações de sua vida como trabalho, família, grupos sociais, comerciais, políticos, etc.;

– Busque as informações relacionadas a esses desejos, não fique esperando que elas chequem até você;

– Filtre as informações necessárias. Não desperdice comportamento com informações inúteis.

– Defina claramente um conjunto de comportamentos principais a serem praticados continuamente, todos os dias, para garantir suas realizações a cada dia.

– Pratique esses comportamentos a cada minuto do dia com disciplina. Pare de praticar comportamento inúteis!

– Monte indicadores que mostrem sua evolução. Se possível diariamente, já que cada comportamento, a cada minuto, está produzindo consequências.

– Abra seus ouvidos e seus olhos, e perceba as consequências de seus comportamentos nas pessoas e no ambiente a sua volta.

– Redefina seus próximos comportamentos rapidamente se os praticados não proporcionaram os resultados desejados. Não insista em práticas inúteis.

Enfim, é preciso que seja dito, tenha muita coragem! Em muitas situações você sentirá o frio do medo em sua barriga. Isso é perfeitamente normal. O medo é uma reação natural que nos alerta para um perigo iminente. Assim, não pare nesse medo, nessa sensação de frio na barriga. Pense rapidamente no comportamento a ser executado e em suas consequências. Se você concluir que ele deve ser praticado, faça-o! Não deixe que o medo lhe paralise!

Construa um feliz 2018!

 

Lauter F. Ferreira
Psicólogo CRP-06/09138-0
Autor do livro: “Construindo Equipes de Alta Performance”
Ayres & Ferreira Ltda.
A Ciência do Comportamento Aplicada – Pessoas e Organizações
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br